corponectar

  • A bailarina e pesquisadora de dança Lenira Rengel escreve sobre a experiência de se tornar a dança que move o ballet:



Digitallique feito com corpo. Com corpo irreversível no tempo, entretanto em processo presente de passado e de futuro. Um pensamento (o de Rudolf Laban) gerado no século retrasado se faz contemporâneo nos movimentos das ondas de cor e nos escuros iluminados pelas luzes de LED. O MoCap me informa um modo de ser corpo e eu me informo corpo a ele. Pessoas que se capturam na proposta me ajudam, me vestem. Eu no espaço amplo, claroescuro, rodeada de câmeras com medidas milimétricas, sou posicionada no centro deste espaço que se descentraliza e cria outros muitos centros na doce e contundente fala de Lali Krotoszynski: “Pode sim sair do centro”. – “Mas Lali, ela vai sumir” – diz alguém da equipe “técnica”. E mais uma vez muito segura, Lali diz: “Deixa sumir”. Vou vendosentindopensando (assim, tudojunto) que técnica, teoria, dança, ideia, pesquisa se dão assim, juntas. Arte e tecnologia. Emoção nada artificial. Sim, sim entendo o “artificial”, somos artificiais, construtos e fazedores de construtos.

Pessoas híbridas de mim, híbridos de muitos outros em mim. Torno-me um banco de dados, Lali Krotoszynski também… Sou também híbrida com a máquina. No fantástico trabalho da artista e da equipe. Um coletivo compartilhado de humanos. Digital humano, digitalique, digitallidança.
A dança vai se fazendo a cada dia. Sim, posso afirmar, é interação. Saias, vestidos, guarda-chuvas, chapéus, bolsas, bermudas… Pessoas se reconhecem por meio de suas extensões no palco/painel da dança do ballet digitallique. Crianças, adolescentes, jovens, adultos “corponectam-se” em mim, na minha dança e dançam, a nossa dança.

Lenira Rengel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s