+ sobre

A estrutura de ballet digitallique envolve a criação de um banco de dados baseado no método Laban de análise do movimento. Entre outras contribuições significativas para o estudo da dança e do movimento, Rudolf Laban desenvolveu um sistema para observar e descrever o movimento humano em toda amplitude de suas possibilidades. Chegou em uma classificação sintética e abrangente que chamou de ações de esforço:

Torcer, Pressionar,Talhar, Socar, Flutuar, Deslizar, Sacudir e Pontuar.

Os movimentos realizados pela bailarina real, segundo tais relações entre espaço‐tempo‐peso-fluência foram coreografados em módulos de movimento.

O banco de dados do programa é constituído desses módulos transformados em informação digital através do sistema de motion capture.

foto: Maíra Spanghero

Nos parece que essa é a primeira vez que esta tecnologia é utilizada para um trabalho de dança realizado no Brasil. O sistema de motion capture, ou MoCap, ainda sem uma versão livre exigiu que a equipe técnica de ballet digitallique realizasse uma conversão do código proprietário utilizado na captação para que seus arquivos pudessem rodar nos softwares livres OpenFrameworks, Python e Blender empregados no sistema construído especialmente para a mostra.

A instalação interativa acontece em duas etapas:

1. Os visitantes tem suas silhuetas captadas no piso do 1o subsolo

foto: Inês Correa

foto: Inês Correa

2. No 2o subsolo, uma estrutura de 4 painéis é onde acontece o ballet das silhuetas digitais.

foto: Inês Correa

Cada contorno extraído dos visitantes entra em cena nesse espaço virtual, incorporando movimentos expressivos que se articulam segundo parâmetros atualizados pelas relações espaciais entre as silhuetas bailarinas.
A proposta coreográfica estipula as diferentes dinâmicas possíveis, mas sua atribuição à cada bailarino que entra em cena, e a relação entre esses no tempo e no espaço virtual, compõem inúmeras configurações coreográficas/musicais desse ballet digitallique.
A sessão de ballet digitalique tem início com o primeiro registro de silhueta e sua respectiva movimentação e composição musical no espaço virtual. As coreografias que emergem são resultado tanto da programação, quanto de circunstâncias determinadas pelo comportamento os bailarinos no momento em que interagem. A partir de então, a dança nunca termina, pois, saídas e entradas em cena vão se sucedendo conforme novas silhuetas são captadas. Nos intervalos de tempo em que não acontecem entradas de novas silhuetas, o elenco que já está no sistema se organiza em diferentes exercícios coreográficos.

A proposta musical, por sua vez, também é modular, espacializando-se conforme os bailarinos se deslocam no espaço dos quatro painéis. Sua construção acontece em tempo real acompanhando as passagens pelas ações de esforço dos bailarinos e seu trajeto em cena.

Ficha técnica

Criação e direção: Lali Krotoszynski

Assessoria em Laban e bailarina MoCap: Lenira Rengel

Engenharia e design de software: Ricardo Palmieri

Equipe técnica: Ricardo Palmieri, Roger Sodré e Angelo Benetti

Consultoria de scripts python: João S. O. Bueno

Motion Capture: RPM Produtora e Digital Spirit

Música: Dudu Tsuda

Documentação do making of em foto e vídeo: Maíra Spanghero, Ricardo Palmieri e Lali Krotoszynski

Documentação fotográfica e imagens em vídeo da exposição: Inês Correa

Assitência: Diego Avila

Blog: Lali Krotoszynski e Rogério Salatini

Agradecimentos especiais: Karina Montenegro, Luiz Camara e o fado madrinho Renato Cohen

Anúncios

Uma resposta para + sobre

  1. Maria Aparecida Barbosa Biasão disse:

    Nunca pensei que isso pudesse ser feito: captar o movimento para fazer uma coreografia perfeita. gostei. achei fantástico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s